Luanda – O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo de Abreu, afirmou sexta-feira, em Luanda, que as medidas destinadas a facilitar e reduzir impostos, como parte das modalidades de gestão da carga marítima no tráfego de ou para Angola, impulsionam as exportações do país.
MINISTRO DOS TRANSPORTES, RICARDO DE ABREU
FOTO: PEDRO PARENTE
O ministro falava à imprensa à margem da reunião da Comissão Econômica do Conselho de Ministros, que aprovou na sexta-feira o decreto sobre simplificação e redução das tarifas de frete marítimo.
Em termos práticos, disse ele, há uma redução de custos em torno de 50% em termos de todos os custos relacionados à importação de carga, certificação de remessas e quaisquer emolumentos a serem pagos na importação de mercadorias ou mercadorias.
O ministro disse que o impacto é garantir a promoção das exportações, acrescentando que o esforço para promover a competitividade dos produtos nacionais permite outras condições ao nível dos produtores nacionais.
“É um impacto que é sentido tanto para o país quanto para o exterior. Ainda nos concentramos em questões de transporte marítimo, já que 90% de nossas cargas importadas vêm por mar”, disse o ministro.
Ricardo de Abreu ressaltou que o objetivo é amenizar e reduzir custos na economia nacional e em setores que contribuam significativamente.