Projeto de Orçamento do Estado com aumento de 4,5 bilhões de AKZ

0
71

Luanda – (Angop) O Governo angolano entregou quarta-feira o projecto de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020 à Assembleia Nacional, que prevê despesas e receitas de 15 mil milhões de kwanzas, mais 4,5 mil milhões em (comparação com o OGE / 2019.

Presidente do Parlamento, Fernando da Piedade Dias dos Santos (dir.) Recebe proposta do OGE / 2020 das mãos do Ministro de Estado para Coordenação Econômica, Manuel Júnior

Entre outras coisas, o orçamento prioriza a consolidação fiscal, com ênfase especial no controle da dívida e na retomada da atividade econômica.

O orador da Assembléia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu o documento do Ministro de Estado da Coordenação Econômica, Manuel Nunes Júnior, que foi acompanhado pela Ministra das Finanças, Vera Daves, entre outros membros do Governo e assessores de Presidente da República.

Na ocasião, Manuel Nunes disse que em 2018 o saldo global da liquidação da dívida pública registrou um superávit fiscal de 2,2% do PIB e no primeiro semestre deste ano atingiu 1,3%, contrariando a tendência negativa de 90% desde 2014.

Prevê até 2020 um salto positivo de 1,2% do PIB, que considera a saída mais segura da “armadilha da dívida”, que geralmente obriga o país a endividar-se para quitar dívidas, mantendo a trajetória de superávit de 2018.

O Ministro de Estado prevê com o Orçamento do Estado 2020 uma recuperação do crescimento econômico da ordem de 1,8, na qual o setor não petrolífero terá um aumento de 1,9%, com ênfase nos setores da agricultura, pesca e manufatura, para reverter a situação. resultados negativos registrados desde 2016.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui