Presidente defende mais liberdade de expressão

0
78

Luanda – (Angop) O Presidente da República, João Lourenço, defendeu quarta-feira, em Luanda, a necessidade de manter e aprofundar o exercício da liberdade de expressão e imprensa, alcançado nos últimos anos.

PRESIDENTE DA REPÚBLICA, JOÃO LOURENÇO, JURA NO NOVO MINISTRO DE MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA

FOTO: PEDRO PARENTE

O Chefe de Estado discursou na cerimônia de posse do ministro da nova mídia, Nuno dos Anjos Caldas Albino, e dos novos embaixadores no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, Geraldo Sachipengo Nunda, e na República da Polônia, Feliciano António dos Santos, nomeado na segunda-feira.

O Chefe de Estado também recomendou ao ministro da nova mídia que trabalhasse na defesa das instituições do estado em geral. Para os novos embaixadores de Angola no Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, João Lourenço alertou para a necessidade de trabalhar para aprofundar os laços bilaterais de amizade e cooperação.

No que se refere ao Reino Unido da Grã-Bretanha, um estado com considerável desenvolvimento industrial, o Chefe de Estado destacou a colaboração das autoridades daquele país na recuperação de ativos angolanos, que ele considerou uma postura exemplar que ajudou as autoridades angolanas a este campo.

Quanto à Polônia, João Lourenço lembrou que este país tem uma presença marcante em Angola e destacou as excelentes relações entre os dois países.

Também no Palácio Presidencial, em outra cerimônia inaugural, estava o novo presidente do Supremo Tribunal Federal, Joel Leonardo, a quem o Chefe de Estado reafirmou a importância da luta contra a corrupção no país.

Ele sublinhou que o país está em uma verdadeira cruzada contra o crime, particularmente a corrupção, e é necessária a contribuição de todos para o sucesso desse desafio.

“A sociedade civil, o poder político, o Ministério Público e os tribunais fizeram sua parte”, afirmou o presidente João Lourenço.

Nesse sentido, o Chefe de Estado disse que espera que o novo Presidente do Supremo Tribunal seja capaz de atender às expectativas que a sociedade criou em relação à luta contra a corrupção.

Comprometimento

Na primeira declaração à imprensa, o ministro da nova mídia disse que trabalharia com os principais órgãos do setor para fortalecer e expandir a liberdade de expressão e melhorar a comunicação institucional do estado.

Por sua parte, o Embaixador Geraldo Sachipengo Nunda destacou o fortalecimento da cooperação, com ênfase na diplomacia econômica, como um dos pilares da missão no país europeu.

O embaixador angolano na Polônia apontou projetos relacionados aos setores de educação e pesca como foco do desenvolvimento da cooperação bilateral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui