João Lourenço com a embaixadora do Reino Unido, Jessica Hand (Foto: Pedro Parente)
Luanda – (Angop) O presidente da República, João Lourenço, recebeu na terça-feira um convite do primeiro-ministro britânico Boris Johnson para participar da cúpula sobre investimentos na África, a ser realizada em 20 de janeiro de 2020 em Londres.
O convite foi formalizado pela embaixadora do Reino Unido em Angola, Jessica Hand, durante uma audiência concedida a ela pelo Chefe de Estado angolano.
Em declarações à imprensa, o diplomata disse que a cimeira de Londres seria uma oportunidade para sensibilizar investidores e instituições financeiras britânicas a investir e criar parcerias em Angola.
Quanto às relações de cooperação entre os dois países, o diplomata britânico os descreveu como “excelentes” e com possibilidades de melhoria.
As relações de cooperação entre Angola e o Reino Unido baseiam-se no Acordo Geral de Cooperação assinado em 1986; desde então, outros instrumentos legais foram assinados.
Para apoiar o desenvolvimento da cooperação, em 25 de novembro de 2015, foi lançada em Luanda a Câmara de Comércio de Angola / Reino Unido, com o objetivo de aumentar o comércio entre os dois países, além de proporcionar um ambiente comercial sólido e o estabelecimento de benefícios mutuamente benéficos. parcerias.
Em outra audiência, o Presidente João Lourenço recebeu o embaixador da Índia em Angola, Srikumar Menon, com quem analisou o estado de amizade e cooperação entre os dois países.
Angola e Índia realizarão a reunião da Comissão Mista no próximo ano, de acordo com o diplomata, que terminou sua missão em Angola.
A Índia oferece anualmente a Angola 30 bolsas de estudos para cursos de pós-graduação e um número igual de vagas no programa de cooperação técnica e econômica.
Em 2013, o comércio entre os dois países estava em torno de US $ 7,5 bilhões, número que nos últimos anos caiu para US $ 3,5 bilhões.