Yokohama (Angop) – O presidente da empresa japonesa de construção e reabilitação “Marubeni”, Masumi Kakinoki, disse na quinta-feira que está interessado em apoiar a construção de barragens em Angola, província de Cunene.
O empresário, que falava à imprensa à margem de uma reunião com o presidente angolano, João Lourenço, disse que tinha em seu portfólio a construção de uma represa e canos de água em vários locais da província, afetados pela seca.
Ele explicou que o projeto de construção da barragem faz parte da ação de emergência para mitigar os efeitos da seca naquela parte sul do país.
Ele anunciou que o presidente João Lourenço sugeriu que Marubeni se juntasse a uma empresa local na construção da barragem, enfatizando que o foco da empresa é participar de projetos de fabricação baseados em uma parceria público-privada.
É uma empresa que já participou da recuperação das fábricas têxteis Satec, Alassola e Textang II, localizadas nas províncias de Benguela, Cuanza Norte e Luanda, respectivamente, recuperadas recentemente pelo estado angolano.
Esses projetos foram financiados em US $ 1 bilhão pelo banco japonês JBIC.