Luanda (Angop) – O ministro do Comércio de Angola, Joffre Van-Dúnem Júnior, disse na quarta-feira que o executivo está trabalhando na inclusão de Angola no contexto africano, como uma opção estratégica para ampliar as relações econômicas e comerciais com contrapartes no continente.
O ministro disse isso na abertura do workshop sobre a Revisão da Política de Investimento de Angola.
Ele explicou que os esforços se traduzem em um dos objetivos do país e fazem parte do modelo de desenvolvimento econômico da Estratégia de Longo Prazo (ELP) – Angola 2025, que visa integrar a economia no mercado mundial.
O ministro acrescentou que, neste momento “muito particular” da economia, com esforços focados na redução do papel do Estado na criação de um setor privado, devem ser desenvolvidas metodologias para impulsionar o desenvolvimento socioeconômico de Angola.
Joffre Van-Dúnem Júnior também apontou a necessidade de aumentar a capacidade produtiva, melhorar as condições de acesso aos mercados nacionais de genéricos, bem como um conjunto de requisitos, incluindo investimentos em tecnologia, infraestrutura e capital humano.
“É nesse ritmo que o governo está apoiando o crescimento do investimento privado, nacional e estrangeiro”, afirmou.
Por outro lado, o chefe da cooperação da delegação da União Européia (UE) em Angola, Manuela Navarro, reafirmou o compromisso da instituição de fazer esforços na aliança África / Europa para investimentos empresariais sustentáveis.
Esse vínculo, disse ele, visa estimular o investimento entre os países africanos, atraindo mais investidores privados, investindo nas pessoas por meio de educação e desenvolvimento de habilidades para garantir a empregabilidade, bem como promover a integração econômica e comercial, melhorando o clima de negócios.