(Foto: Embaixada do Uruguai em Angola)
Luanda (Angop)– O embaixador do Uruguai em Angola, Álvaro Gonzalez Otero, disse na quinta-feira que os dois países têm uma história de união que vai além do Atlântico Sul, relacionamento e grandes oportunidades para se desenvolverem juntos.
O diplomata enfatizou os laços existentes entre os países na cerimônia de abertura para marcar os 194 anos de independência de seu país, em 25 de agosto.
As relações entre os dois países são fortes, sólidas e cada vez mais frutíferas, acrescentou.
Álvaro Otero disse que a balança comercial entre os dois países ainda é modesta, mas disse que foram incentivados os contatos diretos entre empresas, câmaras, líderes da indústria e de negócios.
“Acreditamos firmemente que o relacionamento bilateral entre os dois países hoje tem uma base e uma história comum positiva”, disse o embaixador.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Cooperação Internacional e das Comunidades Angolanas, Domingos Custodio Vieira Lopes, elogiou o desenvolvimento que o governo uruguaio alcançou nos últimos anos, que descreveu como uma das economias mais estáveis do mundo, com um alto índice de desenvolvimento humano, alta taxa de alfabetização e expectativa de vida.
Vieira Lopes disse que Angola está passando por uma nova fase de sua história, com novas políticas para que todos os angolanos e todas as pessoas que escolheram viver em Angola vivam bem.
Nesse processo de mudanças no país, ele disse que o apoio do Uruguai ao processo de desenvolvimento é crucial, pois é um país com um alto índice de desenvolvimento e um forte know-how
Angola e Uruguai estabeleceram relações diplomáticas em 26 de março de 1988.
Desde então, as relações bilaterais passaram por diferentes estágios de sua evolução e afirmação, tanto no contexto político-diplomático quanto na cooperação Sul-Sul.
O Uruguai é um dos países mais economicamente desenvolvidos da América do Sul, com um dos maiores PIB per capita. Ele ocupa o 48º lugar em termos de índice de qualidade de vida.