Luanda – (Angop) Pelo menos dez bilhões de dólares são o valor que o governo russo fornecerá para financiar vários projetos de impacto socioeconômico em Angola.
Vice-presidente da Comissão Parlamentar de Relações Internacionais da Federação Russa, Chepa Alexey (Fotos: Francisco Miudo)
João Lourenço com a delegação da Rússia
A informação foi divulgada hoje (segunda-feira), em Luanda, pelo vice-presidente da Comissão Parlamentar de Relações Internacionais da Federação Russa, Chepa Alexey, após uma audiência que lhe foi dada pelo Presidente da República, João Lourenço.
O político russo detalhou que os projetos estão ligados ao setor de energia, principalmente à construção de barragens hidrelétricas, geração de energia eólica, painéis solares, linhas de transmissão de eletricidade, construção de estradas, residências e outras infra-estruturas.
Chepa Alexey, que chefia uma delegação de empresários russos, enfatizou à imprensa que o dinheiro para esses projetos vem de uma linha de crédito conjunta, da Federação Russa, do setor privado russo e de investidores internacionais.
“Tudo isso ajudará a fortalecer nossa amizade, que existe há décadas”, disse o líder russo, observando que parte de sua delegação já agendou reuniões bilaterais com representantes de contrapartes angolanas.
Ele considerou o encontro entre o presidente angolano João Lourenco e o russo Vladmir Putin em Sochi como “muito bem-sucedido” na Cúpula Rússia-África.
Angola e Rússia mantêm relações privilegiadas desde 8 de outubro de 1976, quando o Tratado de Amizade e Cooperação foi assinado em Moscou, na época a antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Hoje, a cooperação é mais significativa nos setores de energia, geologia e mineração, ensino superior, treinamento de pessoal, defesa e segurança, telecomunicações e tecnologia da informação, pesca, transporte, finanças e setores bancários.