Luanda – (Angop) A Companhia Nacional de Eletricidade (PRODEL) informou que sua capacidade atual de produção é de 5.400 megawatts.
O aumento é responsável por 90% da capacidade instalada para interconectar os sistemas norte e central do país.
Em 2016, a capacidade de produção da empresa era de 2, 300 megawatts.
O aumento é devido aos investimentos feitos na barragem de Laúca, no norte da província de Malange, na barragem de Cambambe (norte da Cuanza Norte), bem como na usina de ciclo combinado Soyo, no norte do Zaire.
A empresa está crescendo em vista dos investimentos em infraestrutura, afirmou o CEO da PRODEL, José António Neto, à margem do seminário sobre Direito de Compras Públicas e Procedimentos de Controle, patrocinado pelo Tribunal de Contas.
Ele mencionou as interconexões dos sistemas Norte e Central, permitindo que a energia chegasse às províncias de Bié, Benguela e Huambo.
Trabalhos semelhantes estão em andamento nos sistemas central, sul, norte e leste.
“Estudos foram realizados e há planos para investimentos, e acredito que a interconexão dos sistemas será implementada”, afirmou José António Neto.
Durante o seminário, os especialistas do Departamento de Auditoria pediram a necessidade de cumprir a Lei de Compras Públicas e os princípios de ética.