Década perdida em Angola por uso indevido de recursos, diz ministro

0
76
Luanda, (Prensa Latina) Angola perdeu o boom do preço do petróleo nos últimos anos para garantir melhores resultados em investimentos sociais, disse o ministro da Economia e Planejamento Manuel Neto da Costa, citado hoje pela imprensa local.
Na opinião do especialista, o período de 2007 a 2017 pode ser considerado uma ‘década perdida’, porque o país não podia garantir o nível e a eficácia das receitas do petróleo, que constituem sua principal entrada de divisas, o jornal Jornal de Angola, a de maior circulação no país.

As avaliações de Neto da Costa acompanharam na segunda-feira a apresentação de um estudo sobre o dividendo demográfico nacional, promovido pelo portfólio da Economia com o apoio do Fundo de População das Nações Unidas.

Na opinião do proprietário, ‘precisamos realmente garantir uma maior alocação de recursos para o setor social, especialmente educação e saúde, mas também devemos garantir a eficácia’ das despesas públicas.

‘Temos, ele argumentou, uma lei do sistema nacional de saúde, mas do ponto de vista da estruturação ainda não temos uma estrutura do sistema nacional de saúde que garanta vários níveis de provisão de saúde e redes adequadas’.

‘Estou falando de saúde pública, redes nos níveis municipal, secundário e terciário’, acrescentou.

Do ponto de vista das prioridades, ele também destacou a promoção dos direitos da mulher em termos de treinamento educacional, saúde reprodutiva e planejamento familiar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui