Foto: Pedro Parente
Huambo – (Angop) Pelo menos 141 bilhões de kwanzas é a quantia que os bancos comerciais disponibilizarão ao Programa de Apoio à Produção, Diversificação de Exportação e Substituição de Importação (PRODESI), para financiar produtores nacionais, com o objetivo de aumentar os índices de produtividade na agricultura 2019/2020 estação.
O fato foi divulgado sexta-feira na província central do Huambo, pelo Secretário de Estado da Economia, Sérgio de Sousa Mendes dos Santos (Foto), momentos antes do encerramento da 7ª edição do Fórum dos Municípios de Angola, que teve início na quinta-feira sob a orientação do Ministro de Estado da Coordenação Econômica, Manuel José Nunes Júnior.
O funcionário disse que o governo angolano tem 25 milhões de kwanzas de garantia, para que os produtores tenham acesso ao crédito com juros reduzidos, visando aumentar a produção agrícola para reduzir as importações.
Sérgio de Sousa Mendes dos Santos informou que o Ministério da Economia e Planejamento registrou, através do aplicativo da Internet, 15.000 produtores que exercem suas atividades nas comunas, municípios e sedes provinciais, em um universo de 54 produtores selecionados.
Por esse motivo, ele disse que as autoridades estão realizando um amplo processo de organização e legalização de cooperativas, estruturação de empresas e formalização de suas atividades econômicas, além de coletar informações de novos produtores que devem entrar na cadeia produtiva e, portanto, receber crédito.