Lisboa – (Angop) O embaixador angolano em Portugal, Carlos Alberto Fonseca, disse quinta-feira, na cidade do Porto, que foram criadas as condições para o aprofundamento das relações entre os dois países.
No âmbito desta parceria, segundo o diplomata angolano, deve haver uma participação ativa do investimento de grandes, médias, pequenas e micro empresas portuguesas nos processos de diversificação e privatização econômica em Angola.
Carlos Alberto Fonseca falava no Fórum dedicado ao tema: “O investimento e as relações entre Angola e Portugal”, que marcou o fim das comemorações do 22 º aniversário do Futebol Clube do Porto Casa em Luanda.
Para ele, é uma grande oportunidade para sua internacionalização em um mercado altamente prospectivo, não apenas em si mesmo, mas também no acesso a um mercado maior na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e no Estado da África Central da Comunidade Econômica (CEEAC), integração sub-regional regiões em que Angola faz parte.
Ao participar na diversificação da economia angolana, afirmou, as empresas portuguesas contribuirão para a sustentabilidade da economia angolana.
No quadro do relacionamento, Portugal tem sido um dos principais parceiros de Angola.
O diplomata angolano destacou o processo de diversificação e relançamento da economia angolana e, no contexto do novo paradigma econômico, o setor empresarial privado para o qual são criados todos os incentivos para seu rápido florescimento tem um papel crucial.