Paolo, Balladelli, Coordenador da ONU em Angola (Fotos: Lucas Neto)
Luanda – (Angop) O coordenador residente do Sistema das Nações Unidas em Angola, Paolo Balladelli, reconheceu na quinta-feira passada em Luanda que reformas cruciais estão sendo implementadas em Angola para o progresso deste país africano.
Corpo diplomático em comemoração ao aniversário da fundação da ONU
Discursando na cerimônia de comemoração do 74º aniversário da fundação das Nações Unidas (ONU), marcado na quinta-feira passada, Paolo Balladelli destacou a luta contra a corrupção, cuja eficácia deve trazer desenvolvimento sustentável e bem-estar para o país.
Na presença de vários embaixadores credenciados em Angola, o funcionário da ONU destacou também o processo de descentralização e desburocratização, atendendo a uma governança pública com resultados efetivos e com a participação dos cidadãos.
No que diz respeito aos direitos humanos, Paolo Balladelli afirmou que a recente ratificação por Angola de três importantes tratados internacionais neste domínio e a sua participação no Conselho de Direitos Humanos demonstram o compromisso e a visão das autoridades angolanas.
Na ocasião, a secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, Téte António, informou que Angola enfrenta com seriedade todos os desafios da ONU e vem contribuindo para diversas questões, como a preservação e resolução de conflitos na África Austral, África Central e a região dos Grandes Lagos.
Ele mencionou o recente acordo alcançado entre Ruanda e Uganda, que foi intermediado em Luanda.
Ele continuou dizendo que Angola tem sido um dos principais contribuintes para o orçamento da União Africana, incluindo o Fundo de Paz.
Téte António também destacou o apoio contínuo que Angola recebe das agências da ONU baseadas em seu território, que também forneceram soluções para minimizar os efeitos da crise econômico-financeira que atingiu o país.
TA