Cinco bilhões de dólares para o oleoduto Angola / Zâmbia

0
76

Luanda – (Angop) Estão disponíveis pelo menos 5 bilhões de dólares americanos para a construção de um oleoduto para conectar Angola e Zâmbia, com o objetivo de operacionalizar o corredor do Lobito.

Esta informação foi divulgada quinta-feira passada, em Luanda, pelo embaixador da Zâmbia em Angola, Lawrence Chalungumana, que falava na cerimônia de comemoração do 55º aniversário da independência de seu país, marcada em 24 de outubro, destacando que os trabalhos deverão começar da refinaria de Lobito (extremo oeste de Angola) para a Zâmbia.

Segundo o diplomata, este projecto criado pelos governos angolano e zambiano terá uma duração de cinco anos e será tratado pela empresa zambiana Baseli Balisel resources (BBLR) com a empresa angolana Sonangol.

“A conclusão dessas obras facilitará a construção de estradas e ferrovias para conectar os países vizinhos”, disse ele.

Laurence Chalungumana também reiterou que, além do projeto, a Unitel está lançando no projeto de telecomunicações móveis da República da Zâmbia mais de 350 milhões de dólares (157,8 bilhões de kwanzas).

Segundo o embaixador, as relações bilaterais entre Angola e Zâmbia continuam a crescer, referindo que a Comissão Mista Permanente de Defesa e Segurança de ambos os países se reuniu em 2018 e sua 32ª sessão está prevista para novembro deste ano.

Ele disse que muitas reuniões de alto nível envolvendo empresários do governo e do setor privado foram realizadas com foco em agricultura, petróleo, finanças e economia, comércio e administração provincial.

Por outro lado, ele destacou que seu país continua desempenhando um papel decisivo nas Organizações Internacionais, mencionando que em agosto passado se tornou o anfitrião do Centro Sub-Regional da África Austral para Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, além das organizações internacionais que já trabalham em Zâmbia.

O embaixador lembrou que este ano a Zâmbia celebra o dia nacional sob o lema “Nossa liberdade, nosso país, nossa responsabilidade”, como oásis de paz e prosperidade, consolidando a democracia na governança política.

Enquanto isso, ele também observou que a Zâmbia registrou uma taxa de crescimento de 3,7% em 2018, com indicações de que a economia do país crescerá quatro por cento este ano, levando em consideração que as principais exportações são cobre refinado com catodo, tabaco, açúcar, milho, semente de milho e eletricidade.

As relações entre Angola e Zâmbia existem há mais de 40 anos, com 17.000 angolanos vivendo neste país vizinho.

Angola e Zâmbia compartilham uma fronteira de cerca de 1.300 quilômetros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui