Chefe de Estado coloca uma coroa de flores no cemitério do monumento de Cuito (Foto:Pedro Parente)
Cuito – Angop – O presidente da República, João Lourenço, (sábado), homenageou os quase 7 mil mártires da resistência ao Cuito (Bié), enterrados no Cemitério do Monumento.
Em declarações à imprensa, depois de colocar uma coroa de flores, o chefe de Estado visivelmente emocionado disse que este era um momento de profunda reflexão para que a história não se repetisse.
“O compromisso que assumimos toda vez que chegamos a esse lugar é garantir que a história não se repita. Portanto, o que passou é o que devemos mobilizar a população para os desafios do futuro, com foco no desenvolvimento ”, afirmou.
João Lourenço reafirmou seu desejo de manter Cuito como “Cidade do Perdão”, um compromisso assumido na campanha eleitoral de 2017.
No cemitério dos Mártires de Cuto, localizado na comuna de Cunje, sete quilômetros ao norte de Cuito, estão enterrados perto de sete mil corpos, enterrados em locais impróprios, como jardins e quintais, devido à guerra pós-eleição de 1992.
Construído para permitir o testemunho de novas gerações para transmitir os eventos que levaram à morte de milhares de angolanos na década de 1990, o cemitério ocupa uma área de 75.000 metros quadrados.
Possui três casas de apoio, uma capela, uma casa administrativa e um museu que contém alguns artefatos encontrados próximos aos corpos, como retratos, documentos e restos de material usado durante a guerra.