Angola divulga terceira planta de corte de diamantes

0
74

Luanda (Angop) – Angola anunciou terça-feira uma terceira fábrica de diamantes no valor de USD 5 milhões, cuja capacidade de produção inicial é de 5.000 quilates / mês.

Chamada “Pedra Rubra”, a fábrica está localizada em uma área de 458 metros quadrados, no distrito de Maianga (Luanda), segundo nota da empresa privada que chegou à Angop na terça-feira.

O proprietário da fábrica, Hélder Milagre, disse que a empresa também possui cinco joalherias em Luanda e espera produzir, a curto prazo, joias suficientes para atender à demanda do mercado doméstico.Ele pediu aos bancos comerciais que facilitassem a compra de divisas, pois os diamantes em bruto são comprados em moeda estrangeira e as vendas em Angola (jóias) em moeda local (kwanzas).

O ministro de Recursos Minerais e Petróleo, que inaugurou a fábrica, prometeu tratar das preocupações levantadas pelo empresário.

“Estamos cumprindo uma das recomendações do executivo – com foco na produção, venda e processamento interno de diamantes”, disse Diamantino Azevedo, que falou de reformas no setor de mineração. Ele lembrou que “teremos um modelo semelhante ao do petróleo”.

Pedra Rubra se une a outra planta existente, como o diamante polido em pedra (SPD), inaugurado em fevereiro deste ano, e o diamante polido em Angola (APD), ambos localizados em Talatona, Luanda.

A terceira empresa de corte de diamantes criou 140 empregos, sendo 10% para estrangeiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui