Parlamento marroquino confirma presença na 147ª Assembleia-Geral da IUP em Luanda

0
99
Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, chega ao parlamento de Marrocos (Santos Garcia/AN)        

Rabat (Angop – Do enviado especial) – Os presidentes da Câmara dos Conselheiros, Naam Miyara, e da Câmara dos Representantes do Reino de Marrocos, Rachid Talbi Alami, confirmaram, na terça-feira, presença na 147ª Assembleia-Geral da União Inter-Parlamentar (IUP) a decorrer no mês de Outubro, em Luanda.

As duas entidades confirmaram a presença no evento que vai reunir mais de mil parlamentares do mundo durante encontros com a Presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira.

De acordo com as duas individualidades, trata-se de uma oportunidade para reafirmar o reforço da cooperação com Angola no domínio parlamentar, bem como o papel dos parlamentos nos processos de desenvolvimento e de pacificação de África, de forma particular, e geral do mundo, no quadro da agenda parlamentar mundial.

Por seu turno, a Presidente da AN, Carolina Cerqueira, aproveitou os dois encontros, não só para falar da cooperação parlamentar, mas também da vertente política e económica entre os dois países.

Carolina Cerqueira transmitiu aos seus interlocutores informações detalhadas sobre a situação sócio económica de Angola, bem como as acções promovidas pelo Chefe de Estado angolano para a pacificação da Região dos Grandes Lagos e do Leste da República Democrática do Congo (RDC).

 A líder parlamentar angolana deu ainda a conhecer os passos dados para a realização da Assembleia-geral da IUP.

Recorde-se que Angola assumiu a realização da 147.ª Assembleia-geral, em Outubro deste ano, em Luanda, durante a 146ª ocorrida no mês de Março, em Manama, capital do Reino de Barhain.

Durante o referido evento, os parlamentares analisaram as estratégias da organização para o combate às alterações climáticas, a responsabilização a todos os níveis, bem como a transformação de discursos em acções.

Em abordagem constou ainda o reforço sobre a legislação climática para  reduzir as emissões de gás carbono e o apoio para uma transição de energias limpas.

A União Inter-parlamentar é composta por 178 parlamentos nacionais e 12 assembleias regionais. Actualmente é o principal interlocutor parlamentar das Nações Unidas. VM

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui